Início Imprensa Voltar

Concurso do IBC premia trabalhos em rocha


1º Prêmio Sambaíba de Design
Promovido pelo Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC), certame reconhece excelência do design brasileiro aplicado em joalheria, utensílios domésticos, peças artesanais, entre outras produzidas em rocha Serpentinito. Inscrições estão abertas até o dia 6 de agosto.

Para qualificar o trabalho e incentivar a criatividade e inovação dos artesãos da Cooperativa de Trabalho do Empreendedor Artesão Mineral de Minaçu (Coopemin), o Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC) lançou o 1º Prêmio Sambaíba de Design em Rocha. Serão distribuídos R$ 30 mil em prêmios aos três primeiros colocados de cada categoria.

A premiação também foi criada com o objetivo de reconhecer a excelência do design brasileiro, incentivar seu fortalecimento e disseminação em todo território nacional. A participação é voluntária e gratuita. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.ibcbrasil.org.br/sambaibadesign2014, até o próximo dia 6 de agosto. 

Por meio da disputa, será possível difundir as qualidades, características e possibilidades do uso da rocha Serpentinito na produção de artefatos domésticos e decorativos, e de acessórios de moda. O material ainda é pouco conhecido por artesãos, designers e pela indústria.

As peças inscritas devem se enquadrar nas seguintes categorias: utensílios para cozinha, joalheria/bijuteria, revestimentos e artesanato. A participação será permitida a estudantes e profissionais de áreas como Design, Arquitetura, Artes Plásticas, Marketing, além de artesãos, lapidários e profissionais com experiência reconhecida no design de rochas.

A seleção dos projetos e definição dos vencedores serão realizadas em duas etapas distintas e subsequentes. Na primeira, serão classificados os cinco melhores projetos em cada categoria, que terão de ser apresentados em formato PDF. Na segunda etapa, os classificados terão de colocar a mão na massa, ou seja, executar o projeto na matéria prima. Mais informações sobre o regulamento também podem ser obtidas pelo site www.ibcbrasil.org.br/sambaibadesign2014.

As categorias
Utensílios para cozinha – Itens para cozinha tais como cutelaria, panelas, copos, talheres, aparadores, pratos e afins.
Joalheria / Bijuteria – Pingentes, brincos, anéis e pulseiras, que promovam o uso da rocha Serpentinito em sua composição, por meio de novas lapidações ou receitas tradicionais reconhecidas pelo mercado.
Revestimentos – Itens para revestimento de paredes como filetes, pastilhas, placas texturizadas, dentre outros.
Artesanato – Peças funcionais ou decorativas, podendo também agregar outros tipos de materiais na composição da peça.

Baixe o arquivo em pdf!

Serviço:
Instituto Brasileiro do Crisotila
Fone (62) 3604 0750
e-mail: contato@premiosambaiba.com.br