Início Imprensa Voltar

IBC obtém renovação do título de entidade de interesse público


O Instituto Brasileiro do Crisotila obteve, mais uma vez, a renovação de sua qualificação como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip). A certificação foi renovada pelo Ministério da Justiça, depois de criteriosa análise do demonstrativo de ações, projetos e resultados referente ao exercício de 2013 e da aprovação das prestações de contas do mesmo ano.

A certidão foi emitida na última segunda-feira, 2 de junho, e é válida até 30 de setembro de 2015. O IBC obteve o título de Oscip em 2003, cerca de um ano depois de ter sido criado. Desde então, mantém a certificação.

Em 2014, o Instituto comemora 12 anos consecutivos de requalificação, fato que se destaca face ao rigor com que o Ministério da Justiça fiscaliza as Oscip. A presidente executiva do IBC, Marina Júlia de Aquino, comemorou o fato e ressaltou que a entidade seguirá perseguindo o objetivo de demonstrar que o uso seguro do amianto crisotila, somado à garantia de saúde do trabalhador e à segurança no ambiente de trabalho, é uma realidade.

O IBC 

O Instituto Brasileiro do Crisotila surgiu da necessidade de se estabelecer um diálogo transparente entre os agentes envolvidos na produção do amianto crisotila, a comunidade científica, governo, imprensa e sociedade sobre o uso seguro do mineral e seu relacionamento com o meio ambiente. A instituição não possui fins lucrativos.

Sua composição é tripartite: reúne representantes dos trabalhadores, dos empresários e do governo, o que reflete seu caráter pluralista, de incentivo a uma discussão do mais alto nível sobre o uso seguro, responsável e sustentável do amianto crisotila, sem dúvida uma das maiores riquezas minerais do País.

Promover o uso seguro do amianto crisotila, garantir a saúde do trabalhador, assegurar a proteção do meio ambiente e, principalmente, manter a sociedade bem informada. Estes são os principais objetivos do IBC.