Início Imprensa Voltar

Prêmio de design beneficiará cooperativa de artesãos em Minaçu(GO)


Promovido pelo Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC), o I Prêmio Sambaíba de Design em Rocha tem o objetivo de promover a interação de profissionais de design brasileiros com os artesãos da Coopemin, instalada no norte de Goiás

Promovido pelo Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC), o I Prêmio Sambaíba de Design em Rocha tem o objetivo de promover a interação de profissionais de design brasileiros com os artesãos da Coopemin, instalada no norte de Goiás
O Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC), considerando seu papel de apoiar o desenvolvimento social no país, lança o I Prêmio Sambaíba de Design em Rocha, que reconhecerá a excelência do design aplicado em joalheria, utensílios domésticos, artesanato, entre outras peças produzidas em rocha Serpentinito. Os trabalhos vencedores do concurso serão reproduzidos pela Cooperativa de Trabalho do Empreendedor Artesão Mineral de Minaçu (Coopemin), instituição apoiada pelo IBC. 

Segundo a presidente executiva do IBC, Marina Júlia de Aquino, o 1º Prêmio Sambaíba de Design em Rocha foi criado para incentivar a inovação e qualificação  dos artesãos da Coopemin. Assim, estudantes e profissionais de áreas como Design, Arquitetura, Artes Plásticas e Marketing terão a oportunidade de contribuir para mais uma etapa de desenvolvimento de um projeto que, além de criativo, promove inclusão social.

Desde 2006, quando foi criada a Coopemin, pessoas que viviam à margem da sociedade têm a chance de mudar suas trajetórias, garantir novas fontes de renda e colocação profissional por meio do Artesanato Sambaíba. "O grande diferencial do I Prêmio Sambaíba é a geração de valor para o trabalho realizado por artesãos de Minaçu-GO. Eles participam de um importante processo de resgate social desenvolvido com o objetivo de incluir socialmente cidadãos do município e profissionalizar pessoas de baixa renda e portadores de necessidades especiais, oriundos da comunidade", ressalta a presidente executiva do IBC.

Premiação
Para participar do I Concurso Sambaíba de Design as peças inscritas devem se enquadrar nas seguintes categorias: utensílios para cozinha, joalheria/bijuteria, revestimentos e artesanato. A participação será permitida a estudantes e profissionais de áreas como Design, Arquitetura, Artes Plásticas, Marketing, além de artesãos, lapidários e profissionais com experiência reconhecida no design de rochas. O concurso vai distribuir R$ 30 mil em prêmios. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site www.ibcbrasil.org.br/sambaibadesign2014, até o próximo dia 6 de agosto. 

Sobre a Coopemin
A Coopemin, que tem como principal fonte de renda a produção de utensílios funcionais e decorativos produzidos a partir da rocha Serpentinito, foi criada em 2006 por artesãos formados pelo Curso de Artesanato Artístico em Rocha Mineral de Serpentinito, ministrado pelo Senai-GO. Esse foi o primeiro passo para que os artesãos, agora cooperados, vissem suas vidas serem transformadas. 

Além de proporcionar possibilidade de renda concreta, a Coopemin permitiu aos cooperados ampliar a visão e capacidade de crescimento, tanto intelectual como profissional. Assim, os integrantes da cooperativa passaram a transformar sonhos em realidade. As realizações incluem continuidade dos estudos e, até mesmo, a abertura de negócios próprios.  As oportunidades advindas da Coopemin também se estendem a pessoas portadoras de necessidades especiais.
Baixar arquivo em pdf.

Serviço:
I Prêmio Sambaíba de Design em Rocha
Realização: Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC)
Fone (62) 3604 0750
e-mail: premiosambaiba@ibcbrasil.org.br