Início Imprensa Voltar

Projeto de lei para banir o amianto no Paraná é inconstitucional, decide Legislativo local


É inconstitucional o Projeto de Lei 655/2015, que visava proibir a exploração e a comercialização do amianto crisotila no estado do Paraná. Foi o que resolveu a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná, nesta terça-feira (5/7). Agora, o projeto será arquivado.

Os deputados que integravam a comissão eram os responsáveis por analisar o projeto de lei que pretendia proibir o uso do crisotila no estado, em total de desconformidade com a legislação federal 9.055/95, que regulamenta e estabelece o padrão de segurança para o uso da fibra mineral no país.

O Instituto Brasileiro do Crisotila (IBC) vê com otimismo a decisão da CJJ da Assembleia Legislativa paranaense, que analisou com racionalidade os fatos relativos à cadeia produtiva do amianto, não se deixando contaminar pela corrente de desinformação que infelizmente cerca o assunto.

O Brasil é referência no uso seguro do amianto crisotila na mineração e na indústria. Desde que o uso do crisotila no país foi regulado por uma das leis mais rigorosas do mundo, a segurança é total, o respeito ao trabalhador do setor é um modelo a ser repetido e a qualidade do produto é a base de um negócio que movimenta anualmente R$ 3,7 bilhões.