Início Imprensa Voltar

SAMA, mais uma vez, entre as melhores do Brasil

Portal Fator Brasil


A SAMA Minerações Associadas foi eleita a “Melhor Empresa para Você Trabalhar” no setor de Indústrias Diversas, na 18ª edição do prêmio publicado pela revista Você S/A (Editora Abril)É a nona vez que a empresa figura entre as melhores do país, compensando o esforço de todo o corpo dirigente e de seus colaboradores no sentido de mostrar ao país que é possível trabalhar com toda segurança com o amianto crisotila. Como destacou o diretor-geral da SAMA, Rubens Rela (foto), no momento em que os concorrentes promovem campanhas difamatórias contra o amianto, a premiação mostra a relevância dos serviços prestados pela empresa, que é tida como uma referência em todo o mundo.

Em entrevista publicada pelo portal Fator Brasil,  Rela lembrou que mais de 50% das residências brasileiras são cobertas com telhas de fibrocimento contendo amianto crisotila, sem tenha sido registrado um único caso de adoecimento de pessoas por isso. Para Rubens Rela, não se pode tentar suspender uma atividade empresarial apenas com base em meras suposições sobre possíveis riscos. "Caso contrário, poderia se cogitar também a suspensão da extração de carvão em minas do país por riscos de doenças pulmonares, com base nessa falsa premissa", disse. "É fundamental considerar que as atividades devem e são controladas por legislações próprias seguidas pelas empresas. Se as legislações não forem cumpridas, há mecanismos próprios para questionar e punir as empresas”.
 
Rela destacou o grau de satisfação dos colaboradores com a empresa. Foram selecionadas 150 empresas pelo Guia As Melhores Empresas Para Você Trabalhar. Na avaliação geral no ranking pelo Índice de Felicidade no Trabalho, a empresa atingiu 89 pontos. Dentre as principais questões avaliadas, 91,1% dos funcionários identificam-se com a empresa. Os satisfeitos e motivados somam 85,7%. O mesmo percentual foi apontado em relação à aprovação de seus líderes. Outros 81,1% acreditam ter desenvolvimento. No quesito de nota do funcionário referente ao Índice de Qualidade do Ambiente de Trabalho, a pontuação atingiu 85,6.
 
Na questão sobre o que a empresa oferece, a classificação de pontos foi a seguinte: estratégia e Gestão 97,6; saúde 96,3; liderança 98,7; cidadania empresarial 95,9; políticas e práticas 96,4; carreira 96,5; desenvolvimento 97,2 e remuneração e benefícios 95,5. O resultado geral da empresa pelo índice de Qualidade na Gestão de Pessoas (IQGP) chegou a 97 pontos.
 
O destaque positivo de acordo com os cases analisados foi a iniciativa de que os estudantes da comunidade de Minaçu participam de um programa de jovem aprendiz com duração de um ano e possibilidade de contratação.
 
A metodologia do prêmio é desenvolvida pela Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Trata-se da única pesquisa com metodologia brasileira que, além de avaliar clima organizacional, analisa práticas de gestão de pessoas e ouve – in loco – funcionários de todas as empresas que se classificam para a segunda etapa do processo, com o objetivo de garantir credibilidade à lista.

Este ano a SAMA também se destacou na categoria “Desenvolvimento”, na qual premia as empresas que incentivam a educação de seus colaboradores. O guia avalia as ações de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa das empresas, e como elas se relacionam com as diretrizes estratégicas da empresa.


Além da premiação da Você S/A a Sama também foi premiada dez vezes, no ranking do GPTW – Great Place to Work, promovido pela revista Época. Este ano a mineradora conquistou o primeiro lugar como a Melhor Empresa para Trabalhar do Centro-Oeste, pelo mesmo instituto. E também figura entre as melhores da América Latina, em 2014 foi eleita a sexta melhor empresa, na categoria até 500 funcionários. A avaliação é feita pelos próprios empregados da empresa.