Início Parceiro Voltar

SAMA S.A Minerações Associadas

A SAMA S.A. – Minerações Associadas é uma mineradora de sociedade anônima, 100% brasileira e de capital fechado. Iniciou em 1967 as operações em Minaçu (GO), a 510 quilômetros da capital, Goiânia, e a 1.460 quilômetros de São Paulo, na qual mantém um escritório para atividades administrativas e comerciais. É a única mineradora a desenvolver a extração da fibra mineral Crisotila em todo o território nacional.

A empresa orgulha-se de ser uma das melhores e estar entre as três maiores produtoras mundiais de amianto crisotila. A SAMA responde por 13% de toda a fibra comercializada no mundo e utiliza o que há de mais moderno em tecnologia da informação, beneficiamento e comercialização de amianto crisotila e é um exemplo que serve como padrão de desenvolvimento sustentável para mineradoras do Brasil e do exterior.

A empresa
A SAMA é uma empresa norteada pelos princípios da sustentabilidade, comprometida com a promoção da melhoria contínua e o atendimento aos anseios de seus colaboradores e de todos os stakeholders envolvidos com suas atividades.

É uma empresa 100% brasileira. A única mineradora de Crisotila a operar em território nacional. É a maior mineradora de Crisotila da América Latina e é a terceira do mundo. É referência mundial no setor de mineração de Crisotila. Possui um parque industrial de excelência que proporcionou ao Brasil a independência em fibras minerais utilizadas especialmente como matéria-prima em telhas e caixas d´água.

A mina de Cana Brava foi descoberta em 1962 e cinco anos depois teve início a exploração de Crisotila na região. A história de vida da mineradora é marcada por um forte programa de investimento em qualidade, segurança e saúde do colaborador e preservação ambiental.

O plano de desenvolvimento da indústria também proporcionou historicamente o desenvolvimento da cidade de Minaçu, no norte de Goiás, que tem cerca de 30 mil habitantes.

Na atualidade, a mineradora é reconhecida pela qualidade da fibra de Crisotila em cada fornecimento e uma excelente logística capaz de entregar seus produtos em tempo hábil, tanto para o mercado interno quanto para os clientes internacionais.

Missão
Extrair, beneficiar e promover o Crisotila de forma segura e rentável, satisfazendo acionistas e clientes, em harmonia com o meio ambiente e a comunidade, atuando com responsabilidade socioambiental.

Visão
Ser uma empresa usuária das melhores tecnologias de mineração, reconhecida como uma organização ética e responsável, diversificada, que influencia o meio pelas melhores práticas de sustentabilidade.

Valores
•    Competência
•    Compromisso
•    Confiança
•    Ética
•    Respeito
•    Segurança
•    Transparência

Política
Política de Sustentabilidade SAMA
(Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional, Uso Seguro do Crisotila e Responsabilidade Social)

A SAMA S. A. – Minerações Associadas, norteada pelos princípios da sustentabilidade, empenha-se em satisfazer as partes interessadas e a monitorar, avaliar e melhorar continuamente seus objetivos e metas e o desempenho do Sistema de Gestão SAMA e compromete-se a:
1. Atender a legislação, o acordo para o Uso Seguro do Crisotila e outros acordos e aplicar boas práticas em todas  as suas áreas de atuação;
2. Incorporar tecnologias que previnam poluição e riscos à segurança e saúde ocupacional e que permitam reduzir aspectos/perigos significativos;
3. Assumir o compromisso público de combate à corrupção, defesa e proteção aos Direitos Humanos, Direitos da Criança e Direitos Fundamentais do Trabalho, em alinhamento a Princípios, Tratados e Convenções, respeitando a diversidade, individualidade e dignidade do ser humano;
4. Contribuir para melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, oferecendo condições para  o equilíbrio entre trabalho, saúde e família;
5. Promover a conscientização e o desenvolvimento dos colaboradores, estimulando sua criatividade, e envolver fornecedores, clientes e comunidade na implementação da Política de Sustentabilidade SAMA.

Esta política é divulgada e está disponível às partes interessadas.

Site
www.sama.com.br

Contatos

Minaçu - GO
Mina da Cana Brava, Cx. Postal 01 CEP 76.450-000
Telefone: (62) 3379-8100
Fax: (62) 3379-8181

São Paulo - SP
Rua Dr. Fernandes Coelho, 85 
7º andar - Cx. Postal 4381
Telefone: (11) 3817-1717
Fax: (11) 3819-1655