Início Pesquisa Voltar
Data de publicaçao: 19/09/2014
Análise Comparativa do Ciclo de Vida de Fibrocimento AT e Fibrocimento NT

1. Introdução
A Cimianto, Sociedade Técnica de Hidráulica, S.A. nomeou a CENDES para estudar o ciclo de vida de dois produtos de fibrocimento diferentes:
    ◦ Fibrocimento AT: fibrocimento contendo fibras de amianto crisotila
    ◦ Fibrocimento NT: fibrocimento contendo fibras de PVA (polivinil álcool)

O objetivo do estudo é fornecer, para uso interno, informações bem fundamentadas no âmbito da evolução recente na legislação de Comunidades em relação ao uso de fibra de amianto crisotila.
Consequentemente, dois produtos que são atualmente fabricados pela Cimianto foram selecionados para estudo - chapas de telha.

O perfil de eco-eficiência destes produtos foi comparado utilizando-se, na extensão permitida pela disponibilidade dos dados, a metodologia de Avaliação de Ciclo de Vida (LCA).
Esta metodologia permite que os impactos ambientais dos produtos sejam avaliados ao longo do ciclo de vida. Ela permite também que os respectivos custos do ciclo de vida sejam analisados.

Deve-se enfatizar que a Avaliação de Ciclo de Vida é internacionalmente padronizada sob a Norma ISO 14040. O programa de computador usado para a LCA foi o “SimaPro 5.1” e o método “Eco-Indicator 99” foi usado para avaliar os impactos do ciclo de vida das chapas de fibrocimento.

Download completo
Fibrocimento - PT