Início Pesquisa Voltar
Data de publicaçao: 19/09/2014
IPT - Instituto de Pesquisa Tecnológicas - Estudo das alterações das telhas de cimento-amianto ao longo do uso, pela exposição às intempéries

Este estudo teve como objetivo principal identificar e caracterizar os processos de alteração do cimento-amianto das telhas situadas em ambientes diversos, ao longo do uso. Também teve como objetivo identificar os fatores ambientais e algumas características do processo produtivo que favoreçam a degradação do cimento-amianto das telhas. Foram coletadas amostras de telhado e revestimento nas cidades de Curitiba, São Paulo, Osasco, Rio de Janeiro e Belém. Para efeito de comparação, também foi analisada uma telha nova e sem uso. Para alcançar tais objetivos, fez-se necessária também a caracterização dos produtos de alteração do cimento-amianto. Os métodos utilizados: foram análise petrográfica, difratometria de raio-X, microscopia eletrônica de varredura com espectroscopia de energia dispersiva, absorção d´água e ensaios químicos.

Resumidamente, as principais conclusões do trabalho são: as telhas encontra-se em bom estado de conservação; a presença de emissões gasosas e particulados revelaram-se os fatores preponderantes para a alteração das telhas; o fator climático mais importante na degradação é a umidade; a degradação acha-se restrita às camadas mais superficiais das telhas. Na maior parte das amostras a alteração observada é de lixiviação da pasta, implicando em pouca ou nenhuma liberação de fibras (o que se deve provavelmente à forte trama formada pelo entrelaçamento das fibras de crisotila). Entre os fatores climáticos o mais importante na degradação do artefato é a umidade. Telhas mais deterioradas, pois,  possivelmente, processos produtivos e dosagem adequada, bem como matéria-prima de qualidade tenham contribuído para a sua alta durabilidade. A quantificação das fibras eventualmente liberadas será objeto de novo estudo, em continuidade a este.

Download completo
10-ipt- fibrocimento-pt