Início Pesquisa Voltar
Data de publicaçao: 19/09/2014
O Papel dos Produtos de Amianto na Cadeia da Construção Civil - Dimensão Econômica e Efeitos Concorrenciais

Este trabalho tem como objetivo dimensionar a importância dos produtos da cadeia do amianto na construção civil, tanto em sua dimensão de geração de renda e emprego como em seu papel na estrutura concorrencial e na formação de preços do setor. O Deconcic-Fiesp solicitou à FGV uma pesquisa que respondesse a questões fundamentais para a compreensão da complexidade das relações econômicas que envolvem a utilização do insumo amianto branco (crisotila) na produção de materiais de construção, especificamente do setor de fibrocimento, onde é empregado na produção de telhas, caixas d’água e produtos complementares.

Como é sabido, a utilização do amianto é questionada na Justiça. Assim, sem entrar no mérito global dos prós e contras da utilização do insumo, a FGV procura responder objetivamente neste relatório às seguintes perguntas: 
• Quantas são as empresas que utilizam o amianto na indústria de materiais
de construção?
• Qual o consumo brasileiro dos produtos de construção produzidos com o
insumo amianto?
• Qual o volume de empregos gerados na cadeia?
• Qual a magnitude de produção e de vendas?
• Qual o volume de quantidade de impostos arrecadados?
• Quais são os produtos e insumos substitutos do amianto?
• Há produção regular de substitutos para atender à demanda?
• Quais os preços praticados pelos produtos com amianto e substitutos?
• Os preços dos substitutos tendem a aumentar com a proibição do amianto?
• Poderá ocorrer desabastecimento no mercado da construção em decorrência?
• Qual será o impacto da proibição para o segmento de baixa renda?

A pesquisa iniciou a partir das estatísticas oficiais do setor,extraídas da matriz insumo-produto brasileira, da Pesquisa Industrial Brasileira (PIA) e da Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), todas de responsabilidade do IBGE. Essa base de dados é suficientemente sólida quanto à sua confiabilidade e credibilidade, mas tem a limitação de dispor os dados completos apenas para o ano de 2005.

Para estimar os dados para 2007, foi empregada uma técnica utilizada pela FGV para avaliar o desempenho recente da indústria de materiais de construção, com a utilização de coeficientes técnicos e de informações mais atualizadas do setor, obtidas junto às suas entidades representativas. Trata-se de uma metodologia confiável, que antecipa com baixa margem de erro os dados oficiais que serão consolidados futuramente.

Na segunda parte do relatório, é analisada a estrutura de formação de preços do setor de fibrocimento, bem como as condições de concorrência e de impacto de fornecimento e de preços. Para isso são formuladas análises a partir da hipótese de proibição abrupta e total do uso do amianto, para construção em geral e para o segmento de baixa renda.
Com este relatório, o Deconcic-FIESP e a FGV têm o objetivo de trazer a público, de maneira transparente, aspectos relevantes da dimensão econômica da cadeia dos produtos de amianto, para que as partes diretamente envolvidas no debate e a sociedade em geral possam se posicionar de forma consciente com relação às implicações da proibição, considerando todas as dimensões pertinentes ao problema.

Download completo
FGV - PT