Início Projetos Sustentáveis Voltar

Artesanato Sambaíba

Sambaíba é uma árvore bastante comum no cerrado goiano. Dela tudo se aproveita, de uma forma direta ou indireta. Sua vida se renova em diferentes e infindáveis ciclos. A Logo do Projeto

1. Gestão de Resíduos

Para ser sustentável, é preciso fazer a gestão de resíduos


Em 2004, a SAMA S.A. Minerações Associadas, sócia do IBC, lançou o Programa de Gestão Integrada de Resíduos – SAMBAÍBA com a implementação de coleta seletiva de resíduos na área industrial, passando depois para o condomínio residencial de colaboradores. Um dos pilares do programa é a sensibilização dos colaboradores e familiares para a redução de resíduos. O Programa envolve também etapas de destinação correta de diferentes resíduos e de reciclagem.
Desde sua concepção o programa contou com consultoria direta do IBC, que participou de todas as suas etapas de implantação, incluindo as de comunicação na mina e na cidade de Minaçu (GO). O desenvolvimento do projeto mostrou a necessidade de gestão de um dos resíduos característicos da mineração: as rochas estéreis, ou seja, que não contém minério e que após serem removidas da cava de mineração são dispostas em outras áreas do sítio mineral. Entra no escopo do projeto o estudo de aproveitamento do Serpentinito, rocha magnesiana, de diferentes colorações oriunda da mina de Cana Brava.
O aproveitamento da rocha na forma de peças artesanais foi um dos caminhos encontrados pelo Programa de Gestão Integrada de Resíduos da SAMA, mas para se chegar ao artesanato era preciso identificar e formar artesãos. Nasce então a iniciativa de criação de um curso de artesanato.
Nome e logo
Desde a sua concepção, o Programa Sambaíba tem como meta propor a reflexão sobre o consumo, a produção e o desenvolvimento sustentável, sem perder de vista a qualidade de vida dos cidadãos dentro ou fora da Sama, nesta ou nas futuras gerações. Assim, nada mais legítimo para denominar este projeto que um ícone bastante comum na região, a árvore Sambaíba.
O nome Sambaíba carrega em si toda a carga conceitual que a Sama quer transmitir nas questões relacionadas à gestão do meio ambiente. Da árvore tudo se aproveita, de uma forma direta ou indireta. Ela não gera resíduos, e sua vida se renova em diferentes e infindáveis ciclos.
A logo do Projeto assim é uma pequena árvore sambaíba estilizada com três folhas que lembram um dos símbolos da reciclagem. As cores marrom, do tronco, e o verde das folhas contrastam numa simbologia de natureza viva.